Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Técnicos discutem realização do I Fórum Regional de Agrotóxicos do Sudeste do Pará




COMPARTILHE

Equipes da Adepará e MPPA, participaram de uma reunião se reuniram em Marabá, na última terça-feira (15), com a promotora de Justiça do Meio Ambiente, do Ministério Público do Estado, Josélia de Barros Lopes.

Estiveram presentes no ato, o gerente regional da Adepará, em Marabá, Geraldo Pereira Jota, e a fiscal agropecuária, Eliana Viana, responsável pela fiscalização de agrotóxicos da agência,

O encontro discutiu assuntos relacionados ao uso de agrotóxicos, principalmente na agricultura familiar, e a formação do I Fórum Regional de Agrotóxicos da região sudeste do Pará.

A pauta da reunião também tratou da ilegalidade da aplicação aérea de agrotóxicos por drones e aviões não licenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e da fiscalização em conjunto com os órgãos do setor, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) e as secretarias municipais de Agricultura, em Nova Ipixuna, Bom Jesus do Tocantins e Marabá.

Outro ponto abordado foi o incentivo à produção orgânica nas comunidades familiares. Participaram representantes da Emater, Sema Estadual, Sema Municipal, Associação do Assentamento Liberdade, Embrapa, Aciamar, Seagri, Nova Ipixuna, Seagri de Bom Jesus do Tocantins e Crea.

Ao final, ficou acordado que haverá nova reunião entre as instituições envolvidas a cada 60 dias. Segundo o diretor regional da Adepará, em Marabá, este foi o primeiro passo para desencadear, este ano, as fiscalizações sobre o uso de agrotóxicos na região. "Essa primeira reunião teve como objetivo estreitar o relacionamento entre os agentes públicos e serviu para discutir quais são as áreas que devem ser fiscalizadas", concluiu o representante da Emater, Geraldo Jota.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias