Sábado, 20 de Abril de 2024

Centenas de policiais federais participam de operação contra o governador do Tocantins




COMPARTILHE

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a chegada de centenas de policiais federais em aviões da Força Área Brasileira (FAB) no aeroporto de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues. Eles participam de operações deflagradas na manhã desta quarta-feira (20) para apurar suposto pagamento de propina e obstrução de investigações.

O inquérito aberto pela Policia Federal embasou uma decisão do ministro Mauro Luiz Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o qual determinou o afastamento do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), por 180 dias. A decisão é monocrática e ainda será submetida ao pleno da Corte, que poderá mantê-la ou revogá-la.

A reportagem responsável pela materia procurou a assessoria e a defesa de Mauro Carlesse por volta das 7h15 e aguarda posicionamento. O Palácio Araguaia informou que não sabe se o governador tinah sido notificado da decisão de seu afastamento.

As imagens foram feitas na madrugada desta quarta-feira (20). "Quatro da manhã no aeroporto de Palmas. Dia 20 do 10 de 2021. Duas aeronaves da FAB trazendo 300 policiais federais para uma operação fantástica", diz uma pessoa não identificada, enquanto faz a filmagem.

Segundo a PF, cerca de 280 policiais federais participam das operações e cumprem nesta manhã 57 mandados de busca e apreensão e outras 50 medidas cautelares, como a suspensão do exercício das funções públicas, expedidos pelo STJ, nas cidades de Palmas (TO), Gurupi (TO), Porto Nacional (TO), Minaçu (GO), Goiânia (GO), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Policiais fizeram buscas na casa de Carlesse e na sede do governo do Tocantins. Foram apreendidos dois veículos do governador e levados para a sede da PF em Palmas. Além do governador, também há mandados de busca e apreensão contra secretários estaduais, dentre eles Cristiano Sampaio, titular da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), que também teve seu afastamento do cargo determinado pelo STJ. 


Autor:AMZ Noticias com G1


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias