Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Grupo Especial de Segurança na Fronteira completa 18 anos de atuação entre Brasil e Bolívia




COMPARTILHE

Em 2020, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron-MT) completa 18 anos de atuação nos 983 km de fronteira do Brasil com a Bolívia. Para celebrar a data, a corporação promoverá, no mês de março, várias atividades esportivas, de capacitação e homenagens a sociedade, autoridades e parceiros do grupamento.

O evento que marca o início das festividades é a 3º Corrida do Gefron, “Desafio da Fronteira”, voltada para crianças e adultos, a ser realizada neste fim de semana (07.03 e 08.03), no município de Cáceres (a 217 km ao Oeste de Cuiabá).

A largada da corrida para o público infantil será às 16 horas deste sábado (07.03), na Praça Barão do Rio Branco. Já os adultos iniciam a competição na manhã de domingo (08.03), com opções de trajeto de 5 e 10 quilômetros. Para o público adulto serão premiadas as categorias femininas e masculinas, do primeiro ao quinto lugar, com valores entre R$ 2 mil e R$ 500.

Também no mês de março será realizada a formatura de militares que concluíram o Curso de Patrulha de Interdição de Fronteira (CPFron) e o 6º Torneio de Tiro. As comemorações encerram com a entrega da Medalha do Mérito Policial de Fronteira às pessoas que contribuem para as atividades do Gefron.

“Temos obtido importantes resultados na repressão aos crimes de fronteira. Pensamos em uma programação para inserir a população e demais agentes de segurança pública das esferas municipal, estadual e federal nas nossas comemorações. Nosso compromisso é garantir a redução dos índices criminais em toda a área de atuação”, enfatizou o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Fábio Ricas.

O Gefron passou a operar na repressão aos crimes transfronteiriços em 13 de março de 2002. Os 140 policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.

A base operacional do grupamento fica no município Porto Esperidião. Outros pontos de fiscalização estão distribuídos na região do Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso, Avião Caído (em Cáceres), Canil Integrado (Cáceres), além da sede administrativa, que fica na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.


Autor:Redação AMZ Noticias


COMENTÃÂRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias