Sábado, 23 de Janeiro de 2021

Operação federal fecha garimpos de ouro clandestinos no interior do Tocantins




COMPARTILHE

Uma operação do Ibama no Tocantins fechou garimpos clandestinos de ouro na região sudeste do estado. Os fiscais flagraram trabalhadores em situação precária e enormes área desmatadas em meio às Serras Gerais, perto de Natividade. Maquinário pesado e até geradores elétricos estavam na região.

A reportagem responsável pela matéria teve acesso com exclusividade às imagens da operação. Segundo o Ibama, os garimpeiros trabalhavam sem qualquer uso de equipamentos de proteção. As multas aplicadas nos responsáveis pelos garimpos chegam a R$ 500 mil.

Foram apreendidos 6,5 quilos de mercúrio, um metal que mesmo em pequenas concentrações é considerado uma ameaça á saúde pública e aos ecossistemas por ser altamente toxico.

Os fiscais chegaram aos garimpos depois que o núcleo de inteligência da Superintendência do Ibama no Tocantins identificou um aumento nas atividades ilegais, segundo o órgão, isso se deu devido a alta no preço do ouro. O Ibama, encaminhou os flagrantes para o Ministério Público Federal. Especialistas garantem que a mineração de ouro, de forma ilegal, pode poluir rios e contaminar peixes. Os danos ambientais em casos do tipo são difíceis de recuperar.


Autor:AMZ Noticias com TV Anhanguera


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias