Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Títulos Verdes e sustentabilidade na infraestrutura são temas de debate entre investidores




COMPARTILHE

O Instituto de Engenharia (IME) promoveu na manhã da ultima sexta-feira (7) a webinar ‘Green Bonds na Infraestrutura – uma Visão para Engenheirar?’, com o objetivo de debater a urgência de desenvolver uma infraestrutura resiliente e sustentável pautada nos assuntos ambientais e climáticos.

O subsecretário de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura, Mateus Salomé, participou do debate e mostrou as ações da pasta neste segmento.O Ministério da Infraestrutura está estruturando o primeiro programa da América Latina de certificação de títulos verdes para investimentos em ativos de infraestrutura de transportes.

Segundo ele, o MInfra está totalmente focado em desenvolver projetos de concessão de transportes alinhados às necessidades sustentáveis. “A importância é tanta, que foi criada uma subsecretaria para tratar exclusivamente do tema. Nosso trabalho é criar diretrizes que possam oferecer ativos de acordo com os princípios ambientais internacionais”, declarou Mateus.

Ele explicou, ainda, que cada etapa de um projeto recebe uma variável sustentável. “Quando deslocamos uma demanda de modal rodoviário para o ferroviário, por exemplo, há também um objetivo ambiental nessa mudança, pois estamos reduzindo a emissão de carbono no meio ambiente”, declarou.

O programa, focado inicialmente em ferrovias, é fruto da parceria com o Climate Bond Initiative (CBI), organização inglesa especializada em selos verdes) e visa à certificação para captação de recursos para investimentos em projetos mais sustentáveis.  Os títulos verdes são títulos de dívida emitidos por entidades financeiras e não-financeiras com o objetivo de refinanciar ativos relacionados a causas ambientais, ou climáticas.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias