Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Santuário dos Elefantes em Chapada dos Guimarães deve receber elefanta da Argentina




COMPARTILHE

O Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães (67 km ao sul de Cuiabá) deve receber em breve a elefante Mara, atualmente em um parque em Buenos Aires, na Argentina. Mara será o sexto elefante do Santuário. A informação foi divulgada pela página do santuário no Instagram.

"Gostaríamos de lhe apresentar a Mara. Ela será a próxima aliá asiática a ser transferida para o SEB. Ela é uma pequena elefanta gorducha que nós absolutamente adoramos", disseram. Quando chegar ao Brasil, Mara deve viver ao lado de Maia, Rana e Lady.

Conforme explicou a página, a vinda da elefante é decorrente do remanejamento de espécies exóticas do ecoparque para santuários adequados. Contudo, o animal ainda precisa passar por um processo para ser treinada e pronta para a viagem até o interior mato-grossense. "Mara é mais uma vovozinha, com cerca de 50 anos, e divide seu habitat com duas fêmeas africanas. Elas não compartilham do mesmo espaço concomitantemente; portanto, quando Mara está fora, as outras duas estão dentro e vice-versa", diz trecho do relato.

A aliá, de acordo com o santuário, apresenta boa saúde e tem apenas alguns problemas moderados nas patas. Ela foi acompanhada por uma equipe de treinamento e comportamento para que estivesse pronta para o transporte. Ainda, contudo, não há data definida. Além de Maia, Rana e Lady, o santuário já abrigou Guida e Ramba. A primeira morreu em junho de 2019 por causa desconhecida, após ficar três anos no local. Já Ramba teve problemas renais e morreu em dezembro de 2019.

Localizado no distrito de Rio da Casca, município de Chapada dos Guimarães, a 110 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso, o Santuário tem área de 1,1 mil hectares. A vegetação é típica de Cerrado.  Sua implantação e funcionamento contam com apoio de duas instituições internacionais dedicadas a elefantes. A Global Sanctuary for Elephants (GSE) dá suporte à implantação de santuários e treinamento para tratadores. A ElephantVoices pesquisa comportamento de elefantes na natureza.


Autor:Redao AMZ Noticias


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias