Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Morador de Água Boa captura peixe raro durante o Festival de Pesca em Barra do Garças




COMPARTILHE

Foram mais de 30 equipes competindo, e esse número só não foi maior devido ao um embargo do evento pela Justiça um dia antes do início do evento, mas o festival deu continuidade após a procuradoria do município conseguir uma liminar, autorizando a sua realização.

O secretário de Pesca e Aquicultura de Barra do Garças Paulo Henrique disse que tudo foi feito dentro daquilo que foi solicitado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente - Sema. “Nós fizemos tudo conforme solicitou a Sema, portanto não havia motivo para embargo da competição, mas graças a Deus este assunto está superado e contamos com a presença do público”, frisou o secretário.

Entre os competidores, a equipe ‘Pai e Filho’ composta pelo morador de Água Boa e natural de Barra do Garças Rafael Gomes de Sousa e seu pai Lourival Gomes da Silva, logrou êxito em conseguir capturar uma das espécies mais raras entre os peixes presentes em nossa região: uma Piraíba de 86 cm.

"Foram mais de 35 minutos de briga com esse peixe, mas no final tudo deu certo e conseguimos tirá-lo de dentro d'agua e apreciar a sua beleza. Todos que estavam ao redor do meu barco vibraram juntos quando eu o retirei da água”, comemorou Rafael. Infelizmente a dupla não pontuou com a pesca da Piraíba por esta espécie não estar entre os peixes do catálogo do evento.

A Piraíba, conhecida como tubarão do rio ou filhote (quando jovem), é considerado o maior peixe de couro de água doce do Brasil, podendo atingir até 2,5 metros de comprimento e 300 kg de peso. Embora presente nas bacias do Araguaia e do Amazonas, na região onde o exemplar foi pescado é raro a aparição da espécie.

As 33 equipes saíram cedo e por mais de seis horas de pesca (modalidade pesque e solte) a disputa foi concorrida. A apuração da pontuação para a definição dos vencedores foi por meio dos apontamentos (medição dos peixes) realizada pelos fiscais da Polícia Civil, Aeronáutica e integrantes do curso de Zootecnia da UNIVAR. A equipe vencedora foi a ‘Deus é Fiel’ de Aragarças.


Autor:Redao AMZ Noticias


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias