Domingo, 11 de Abril de 2021

Helder Barbalho reúne com agentes de segurança municipais para fortalecer a segurança pública




COMPARTILHE

O governador Helder Barbalho, o secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado; o secretário de Estado de Cidadania, Ricardo Balestreri; o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Alberto Teixeira, e o comandante da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior, reuniram-se, na tarde desta quinta-feira (17), na sede da Delegacia Geral, em Belém, com representantes de guardas municipais e agentes de trânsito municipais de todo o Pará, com o intuito de aproximar o sistema de segurança pública estadual desses organismos municipais e começar a afinar parcerias para qualificar o combate à violência e à criminalidade em todo o Estado.

O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Pará, Esaú Araújo, explicou que hoje, 30 municípios contam com guardas municipais instituídas, as quais, juntas, reúnem cerca de 5,5 mil homens. Dessas, 27 estiveram representadas na reunião com o governador. “A nossa principal dificuldade, hoje, é não termos estabilidade jurídica, em muitos casos. Precisamos disso e, a partir daí, poderemos fazer parte dos planos estadual e municipais de segurança. Estamos à disposição para ajudar o Estado”, ressaltou.

Segundo Esaú, a maior guarda municipal no Pará, hoje, é a da capital, Belém, com cerca de 1,1 mil homens, seguida por Castanhal, com 451; Benevides,  com 230; Juruti; com 225, e Almeirim, com 188. “Temos guardas até com um único servidor, como é o caso do município de Mocajuba, para onde foi feito novo concurso público agora, para mais dez guardas”, relatou.

Já o representante estadual da Associação Nacional dos Agentes de Trânsito do Brasil, Henrique Henriques, servidor da Secretaria Municipal de Transportes (Semutran) de Ananindeua, informou que, atualmente, há cerca de 2 mil agentes de trânsito municipais em todo o Estado. “Esta é a primeira vez que uma Secretaria de Segurança, por meio do governador, nos chama para esse tipo de diálogo e para estarmos próximos. Isso é muito importante pois, como sabemos, muitos dos ilícitos acontecem com o suporte dos veículos. Portanto, para nós, que fiscalizamos isso, é fundamental esse apoio”, destacou.

Da mesma forma, a inspetora Elen Melo, da Guarda Municipal de Belém, representante da região Norte no Conselho Nacional de Guardas, festejou a iniciativa. “Essa reunião é um marco para todos os guardas municipais. Desejamos sim dar nossa contribuição para a segurança do Estado”, pontuou.

 O secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado, se disse orgulhoso e grato pelo esforço das guardas municipais e agentes de trânsito em participar do evento. “Essa interação é fundamental, pois os guardas municipais estão em todos os locais do Estado. Queremos contribuir com capacitação e o que estiver ao nosso alcance. Estamos dispostos ao diálogo e desejamos uma união de esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, frisou.

O governador Helder Barbalho lembrou a criação da Guarda Municipal de Ananindeua, quando da sua gestão como prefeito do município, e destacou o protagonismo desses agentes, por serem, muitas vezes, os mais próximos à sociedade.

“Segurança é responsabilidade de todos os entes que compõem o Estado brasileiro. Claro que as dificuldades vividas pelos municípios, muitas vezes, acabam por limitar que essa seja uma agenda prioritária. Por outro lado, temos a obrigação de aproximar os agentes de segurança da sociedade. Assim, o que estamos fazendo aqui, é dar uma demonstração clara de que reconhecemos que só conseguiremos garantir segurança para a população de todo o território paraense se nós tivermos o apoio e a parceria das guardas municipais do nosso Estado”, analisou.

O chefe do Executivo estadual se comprometeu com guardas e agentes de trânsito a concluir processos que foram iniciados em gestões anteriores, como a doação de veículos para as guardas municipais; a aquisição de equipamentos por meio da Secretaria de Estado de Segurança, além da criação de mecanismos tributários que premiem as cidades que fortalecerem as suas guardas municipais, além de potencializar a cobertura de guardas municipais no nosso Estado.

“Mais de 100 municípios ainda têm que criar as suas guardas municipais e nós precisamos contar com essa colaboração, pois sozinhos não temos pernas para, por exemplo, dobrar o número de agentes de segurança no nosso Estado. Mas podemos chamar as prefeituras e buscar soluções para essa questão”, completou, destacando outras medidas que estão sendo realizadas na área da segurança pública para combater a ocorrência de crimes, como a solicitação de agentes da Força Nacional, os quais devem chegar a Belém em março; a devolução às ruas de policiais que estavam cedidos para diferentes órgãos da administração estadual; a destinação de viaturas das áreas administrativas para o policiamento ostensivo, entre outras ações.

Também estiveram presentes na reunião, deputados federais e estaduais, vereadores de Belém, secretários municipais de segurança de diversos municípios e agentes de segurança de cidades como Marituba, Bragança, Ananindeua, Salinas, Moju, Benevides, Breves, Barcarena, Parauapebas, Santa Luzia, Curuçá, Belém, Igarapé-Miri, Almeirim, Castanhal, São Caetano de Odivelas, Vitória do Xingu, Baião, Muaná, Ipixuna do Para, Capanema, Mãe do Rio, Ponta de Pedras, Abaetetuba, Santa Izabel, Terra Alta e Altamira.


Autor:Redao AMZ Noticias


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias